A AMD anunciou que trará processadores baseados na tecnologia ARM de 64-bit, complementando o seu portfólio com os x86. A estratégia é criar processadores ARM para diferentes mercados. O primeiro produto da marca deve ser uma linha para servidores em cloud computing e em data centers.
Assine a tag arm para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados
O primeiro processador AMD baseado na tecnologia será um SoC (System-on-a-Chip) de 64-bit multicore, altamente integrado e otimizado para servidores com consumo eficiente de energia, que agora dominam os grandes data centers e a experiência de computação moderna. O AMD Opteron baseado na arquitetura ARM deve começar a ser produzido em 2014 e integrará a AMD SeaMicro Freedom supercompute fabric.
A estratégia da AMD de investir nesse novo design está diretamente relacionada ao crescimento da demanda por uma melhor performance por watt para soluções que demandam alto poder de processamento em ambientes de cloud computing. Assim como em 2003, a AMD lançou a primeira solução x86 para servidores mainstream de 64-bit com os processadores Opteron, a empresa será a única fornecedora de processadores a oferecer tecnologias x86 e ARM de 64-bit, oferecendo novos níveis de flexibilidade e garantindo uma performance e uma eficiência energética otimizada para uma grande gama de demandas.
“A AMD liderou a transição do data center para a computação mainstream de 64-bit com o AMD64 e com a nossa estratégia ambidestra nós iremos novamente liderar o próximo grande ponto de inflexão da indústria, ao direcionar a adoção de processadores para servidores de 64-bit com eficiência energética baseados nas arquiteturas x86 e ARM”, afirma Rory Read, presidente e CEO da AMD.
Já o CEO da ARM Warren East considera: “Ao colaborar com a ARM, a AMD está apta a conseguir um portfólio de Propriedade Intelectual extraordinário, incluindo o AMD Freedom supercompute fabric e processadores ARM de 64-bit para construir soluções que atendam às demandas e transformem a indústria.”
A explosão dos data centers têm trazido uma grande oportunidade para otimização de diferentes soluções. A AMD está ampliando suas ofertas, ao incluir soluções baseadas em CPUs Opteron x86, novos processadores acelerados (APUs) que atendem à HSA (Heterogenous Systems Architeture ou, em português, arquitetura de sistemas heterogêneos) e novas soluções baseadas na arquitetura ARM de 64-bit.
“Ao longo da última década, a indústria de computação tem se aglutinado em torno de duas arquiteturas de processadores com alto volume: x86 para computação pessoal e servidores, e ARM para dispositivos móveis”, observa Nathan Brookwood, pesquisador da Insight 64. “Para a próxima década, os fornecedores dessas arquiteturas estenderão sua presença em mercados dominados pelos outros. O caminho no qual a AMD embarcou permitirá oferecer produtos baseados tanto na arquitetura x86 quanto em ARM, uma capacidade que nenhum outro fornecedores de
Nenhum comentário:
Postar um comentário